Praia Grande da Cajaíba - Parati

 

14 de fevereiro de 2006.

Já havia escutado falar bastante da Praia Grande da Cajaíba e ela foi recomendada por várias pessoas para ser visitada. Posso dizer que não nos decepcionou. Como fomos numa terça-feira, éramos os únicos visitantes da praia. Ela tem pouquíssimas casas e todas bem simples, típicas de pescadores. Os moradores são muito simpáticos e adoram dar informações sobre o lugar. Existe um grande rio que sai no meio da praia e outro que sai na ponta direita da praia (de quem a vê do mar). Ela é bem abrigada de sudoeste, mas nos recomendaram pernoitar logo depois da ilha Itaoca, pois é mais abrigado. Andamos a praia toda e depois fomos na cachoeira. A trilha para lá é boa e curta (cerca de dez minutos). A cachoeira é lindíssima e tomamos um excelente banho. Como ela fica distante de Parati, apenas lanchas rápidas ou veleiros de passagem acabam parando nela. Os pequenos barcos de passeio de Parati acabam ficando nas ilhas mais fáceis para eles chegarem.

Só é uma pena que a especulação imobiliária está ameaçando este paraíso. Um cartaz na praia dizia que em 2002 haviam 200 pessoas morando ali e que agora só restam 23 pessoas, que continuam resistindo a vender seu paraíso por “10 ou 15 mil reais”, como me disse uma moradora.

Precisa-se tomar cuidado na navegação e olhar bem para onde está indo, pois os pescadores tem vários cercos na região e eu vi um cabo flutuante cerca de 200 metros mar adentro e preso em terra, sem sinalização nenhuma.

 

O local mais próximo da Praia Grande é seguro para ancoragem, mas

para o pernoite nos recomendaram o local entre a ilha Itaoca e o continente.